sábado, 21 de agosto de 2010

"os agentes externos que modificam a fisionomia da terra"

Antrópica

As modificações que ocorrem no ambiente natural são decorrentes da necessidade do homem de moldar a natureza para seu uso e beneficio imediato, gerando modificações no espaço geográfico e biológico em que vive.
            O desejo que o homem tem de morar em locais agradáveis, pouco explorados, pode inicialmente trazer o almejado contato com a natureza, mas pode causar danos, às vezes irreversíveis, a ela. Dentre estes danos podemos citar o despejo de esgoto sem tratamento em rios e lagoas, disposição inadequada de lixo, comprometendo a qualidade do solo e também todo o ecossistema que ali vive.
            A necessidade do homem em obter maior conforto torna-o mais egoísta com o meio ambiente, pois utiliza todos os recursos naturais em benefício próprio. A recuperação ambiental em locais altamente urbanizados é praticamente impossível. Os resíduos gerados pelo homem poluem o meio ambiente gerando problemas de saúde para toda a população, principalmente aquela de baixo poder aquisitivo.  As doenças geradas pela urbanização comprometem seu estado psíquico normal, causando estresse devido a engarrafamentos, a poluição visual, sonora e doenças respiratórias associadas à poluição emitida por indústrias e os meios de transportes. Ônibus, caminhões e automóveis que não passam por revisões periódicas são os principais causadores da poluição atmosférica nos centros urbanos. A ausência de rede coletora e de estações de tratamento de esgoto contamina a água dos rios, mares, lagoas, até mesmo de poços construídos muito próximos das fossas, gerando várias doenças de veiculação hídrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário